A Fenix Educacional foi fundada em São Carlos, Estado de São Paulo, no ano de 2002, naquela época sua razão social era Fenix Escola de Aviação Civil Ltda, uma vez que tratava apenas de treinamento de Profissionais para a área da Aviação Civil. O objetivo da escola era preparar Profissionais para atuarem no Centro de Manutenção da TAM, recém criado na mesma cidade, assim como, atender a Unidade de Fabricação de Aeronaves  da EMBRAER,  localizada na cidade de Gavião Peixoto próximo a cidade de Araraquara/SP.

No ano de 2004, por questões estratégicas, a Fenix transferiu as suas instalações para a Cidade de Araraquara/SP, cerca de 30Km distante de São Carlos, onde veio a estabelecer a primeira oficina escola do Brasil, no aeroporto Bartholomeu de Gusmão - Araraquara/SP. A mudança foi estratégica pois as instalações da Escola ficariam exatamente na metade da distância tanto para atender ao Centro  de Manutenção da TAM, através dos Alunos que tinham residência em São Carlos,  bem como para os Alunos que trabalhavam na Unidade Fabril da EMBRAER em Gavião Peixoto, morando neste Município, ou ainda em Araraquara e Matão, todos Municípios bem próximos um do outro.

No ano de 2008 a Fenix realizou uma parceria com o Aeroclube de Araraquara e passou a oferecer com exclusividade todos os cursos teóricos, tanto para a formação de Pilotos, Instrutores, Comissários, assim como manteve a formação teórica dos Mecânicos de Manutenção de Aeronaves que já eram de sua prática. Na parceria realizada com o Aeroclube de Araraquara, a Fenix abriu mão de oferecer a  parte prática, deixando então esta modalidade de serviço sob a responsabilidade e gestão do Aeroclube, oferecendo todo o suporte necessário para a manutenção das aeronaves da União Federal, o que permitiu que por muitos anos o Aeroclube oferecesse os menores preços do Pais, com aeronaves muito bem cuidadas.
Já em 2012 a Fenix disponibilizava para operação no Aeroclube de Araraquara 06 aeronaves de treinamento, que somavam ao final de um ano mais de 3000 horas de voo, todas a um preço abaixo de qualquer outro praticado no mercado Nacional. Entretanto em decorrência de sucessivos aumentos no preço do combustível e insumos, assim como a elevação do custo internacional de peças para reposição nas aeronaves, o custo da hora de voo foi se elevando, a ponto que já com uma diminuta margem de lucro, em 2014 a parceria foi com grande tristeza desfeita e a Fenix passou a operar as suas aeronaves, ficando o Aeroclube de Araraquara com a operação das aeronaves da União Federal.
Ainda no ano de 2011 com uma atitude inédita para o interior Paulista,  a Fenix passou a oferecer o Curso Técnico de Manutenção em Aeronaves, devidamente reconhecido e homologado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e com o reconhecimento oficial do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), permitindo assim que os nossos Alunos obtivessem formalmente não só o reconhecimento da ANAC como também da Entidade representativa da classe, o CREA.
Na sequência de eventos a Fenix foi a primeira Escola no Brasil a oferecer o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica na modalidade do ensino a distância, permitindo que muitos Brasileiros interessados nesta brilhante carreira profissional, pudessem vir a estudar, mesmo estando em regiões remotas, e ou, desprovidas de escolas especializadas, dando condições assim com que viessem a realizar seus objetivos de formação profissional, o único requisito a ser atendido fora de seu domicilio seria o de cumprir com a carga presencial que tratava de aulas práticas, aulas que sempre foram muito desejadas pelos Alunos.
Em 2012, a Fenix passou a oferecer, em parceria com a Faculdade Barão de Mauá de Ribeirão Preto/SP, os cursos de extensão Universitária, ou seja, Pós Graduação lato sensu (Especialização), sendo este o marco inicial da jornada no sentido de estender a nossa prática de Ensino a outras áreas além da Aviação Civil, partindo para a área de informática e de línguas.

Em 2013 a Fenix muda a sua razão para Colégio Fenix e em seguida para Fenix Educacional Ltda,  com vistas a homologar cursos técnicos em diferentes áreas do conhecimento, com ênfase também na área da TIC - Tecnologia de Informação e Comunicação, além de iniciar o seu processo de homologação para cursos superiores de tecnologia.

E assim nossa Escola vai conquistando, lenta e de forma segura, novos espaços dentro do cenário Educacional, no que agradecemos a todos os nossos Alunos que confiaram a sua educação especializada à nossa Instituição, e que nos permitiram crescer com responsabilidade e qualidade.
 
A todos o nosso muito Obrigado.

Michelle Lacombe Meyer
Diretora Administrativa
Fenix Educacional Ltda

Social

" e agradeço a Escola e aos Professores que me auxiliaram a realizar o meu sonho ..."

Richeli

On Line

  • ivensmeyer

Treinamento na medida de suas necessidades